Saiba um pouquinho mais...

Além desta estrutura, um bom perfume deve ter qualidades técnicas: 
  • Deve ser forte, persistente e deixar um rastro, enfim, sua elaboração deve ser homogênea de modo que sua evolução (nota de cabeça, de coração, de fundo) tenha uma característica comum. 
  • Um compositor de talento deve saber obedecer a todas as leis para criar um perfume que irá agradar ao público.
  • A maioria dos perfumes podem ser agrupados em famílias: cada família sendo caracterizada por uma dominante olfativa.

Estilos de Personalidade que combinam com as fragrâncias:

Marcantes e quentes, perfumes orientais e exótico - notas de pimenta, mirra, incenso, flores raras, além de especiarias orientais mais adocicadas, como canela, cravo e noz moscada.
Discreta, os perfumes cítricos - contenham frutas cítricas, como bergamota, tangerina, limão e grapefruit.
Fragrância alegre, divertida e porque não romântica, perfumes florais/frutais - notas principais misturam frutas tropicais ou exóticas, como cassis, morango, manga, abacaxi, lichia, maracujá ou pêssego, com flores diversas, como rosa, lírio, frésia, muguet, jasmim ou flor de laranjeira.
Divertida: notas mais cítricas, como tangerina, limão, lima da pérsia e a bergamota levantam ainda mais seu astral. Aplique pela manhã e acorde com pique.
Romântica: perfumes com frutas vermelhas e florais, como rosa, jasmim, lírios, morango framboesa e amora combinam com o seu estilo doce. Evite usar em dias de altas temperaturas, pode ficar enjoativo.
Esportista: cheiros verdes, como limão, maçã verde, chás, ervas e bambu, junto com algumas especiarias ajudam a dar energia para a malhação.
Básica: colônias leves são perfeitas. Vá de aromas florais frescos, com um toque de musgo ou com cheiro de quem acabou de sair do banho.
Fashion: assim como você gosta de misturar estilos e tendências a idéia aqui é criar algo único com combinações diferenciadas. Perfumes que unem frutas cítricas, flores, madeiras e especiarias são perfeitos.

Classificação das famílias olfativas:

Notas florais: em geral perfumes com notas dominantes de flores, românticos e delicados.
Notas aldehydes-florais: associam a um dominante floral, um frescor inicial característico, proveniente de produtos de síntese, os aldeídos.
Notas verdes: A fragrância inicial lembra uma folhagem colhida. Os perfumes desta família são frescos, jovens, vivificantes.
Notas chypress: Sua denominação provém de combinação clássica, de bergamota, de flores (jasmim, rosa, ylang-ylang) e de um fundo quente de musgo de carvalho e de âmbar. Estes são perfumes quentes, sensuais e sofisticados.
Notas orientais: São os perfumes fortes, com base de âmbar e baunilha.
Notas cítricas: extratos de cascas de frutas cítricas como: limão, mandarina, laranja e bergamota para criar águas de colônia refrescantes.
Notas de couro: A base de notas secas que tentam reproduzir o aroma do couro.

Notas de um perfume:

Um perfume é concebido para se desenvolver no tempo, como fogos de artifício. Explode com as notas de cabeça que devem prender a atenção desde o primeiro segundo se desenvolve e se enriquece gradualmente com as notas de coração aí ele permanece com as notas de fundo que dão o rastro e perduram na recordação. Mas ele conserva sua unidade, deve desprender-se em evolução progressiva e permanecer sem enfraquecimento até o final.
Indicamos aqui quais os produtos responsáveis pelos 3 momentos do perfume:

Nota de cabeça:Hesperideas (bergamota, laranja, tangerina) e também, lavanda, estragão, louro e manjericão.

Notas de coração: Essência rosa, gerânio, neroli. Estes produtos são chamados modificadores.
Notas de fundo: Essência de jasmim, sândalo, patchouli, vetiver, musgo de carvalho, civete, almíscar, âmbar, baunilha. Esses são chamados fixadores.